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Treinar no inverno gasta mais calorias

24 de maio de 2013
Treinar no inverno gasta mais calorias

Quer maior incentivo que este? Então, toma: “Estudos mostram que em dias frios as pessoas se exercitam menos e comem mais. Quando chega a época do verão, quem acumulou muita energia durante o inverno, não consegue perder todos aqueles quilinhos adquiridos e acaba passando a estação com as gordurinhas extras”, aponta Beatriz.

Além disso, um estudo realizado porPaul Williams, do Departamento de Ciências da Vida do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, divulgado no American College of Sports Medicine (2008), revelou que quem abandona e recomeça os exercícios com frequência tende a ganhar mais peso, comparado a pessoas que param e não voltam mais.

Faça pausas menores de um treino para 
outro 

De acordo com Beatriz, um dos maiores erros dos alunos é esquecer de manter o corpo aquecido durante os treinos. “Pausas muito longas, de uma série para outra devem ser evitadas. Caso isso aconteça, o corpo esfria novamente e demora a aquecer. Se isso acontece frequentemente, o corpo poderá sofrer lesões”, explica Beatriz.

Capriche no alongamento e aquecimento 

Um alerta que deve ser destacado são os alongamentos e aquecimentos. Nesta época do ano, o corpo demora mais tempo para aquecer os músculos e consequentemente, alongar o corpo. Por isso, para evitarlesões ou problemas mais graves, pratique o alongamento e aquecimento antes dos exercícios (sejam eles quais forem). “Ambos os exercícios devem ser priorizados nas baixas temperaturas”, reforça a professora.

Busque o melhor horário para treinar 

Tá certo que acordar às 6h em uma temperatura de 15ºC não é fácil para ninguém. Por isso, busque um horário que esteja mais disposta. “Não existe um horário pré-definido para a malhação no inverno. Cada pessoa possui um metabolismo, sendo assim, cada um deve procurar sentir em qual horário se sente mais disposta para o treinamento”, recomenda Beatriz.

Treine em ambientes fechados 

Se o problema é a corrida, ou atividades externas, procure manter as atividades em clubes, ou academias que tenham ambientes climatizados e que podem incentivar até a buscar mais atividades além das já exercidas. “Treinamento em ambientes fechados é a melhor pedida nessas épocas. Os exercícios ao ar livre podem ocasionar lesões, além dos riscos de contrair gripes e resfriados”.

Chame um amiga para treinar 

“Treinar com um amigo pode ser um grande aliado”, garante a professora da Bio Ritmo. Além de passar o tempo rápido e poder colocar os assuntos em dia, um amigo sempre é o melhor incentivador para atingir um objetivo.

Cuidado com o excesso de roupas 

A quantidade de roupas pode sim influenciar no desempenho do treino. “O excesso de roupas ou vestuários muito pesados tendem a ‘prender’ o movimento, atrapalhando o treino. Além disso, roupas largas ou muito compridas podem prender em alguns aparelhos ocasionando acidentes”, alerta Beatriz.

Fonte: Corpo a Corpo